segunda-feira, 16 de junho de 2008

Sobre burrices e covardias

Eu sou um sujeito covarde e burro, mas sou também cara-de-pau e admito (boa parte das) minhas inseguranças e de meus medos.
Como muitos devem saber, sábado agora foi o dia da "Pedalada dos Pelados" ou World Naked Bike Ride (WNBR) no mundo todo. A idéia é chamar a atenção para as dificuldades encontradas pelos ciclistas nas movimentadas ruas das grandes cidades do mundo. Para quem gosta do tema, não deixe de visitar esse blog.



A questão é: eu apoio totalmente a causa e a forma de luta (pacífica, criativa, lúdica...) mas por medo e vergonha não fui. Tudo bem que nem estava em SP, mas não teria ido. Ocorre que a manifestação foi parar na delegacia. O motivo oficial: Não pode. É contra a lei. É atentado ao pudor.

Como o Eremildo, o idiota (personagem criado nas colunas de Élio Gaspari), fico me perguntando como pode ser um atentado digno de detenção (um cidadão foi preso!) pedalar pelado para pedir mais ciclovias e respeito aos ciclistas, enquanto insinuação de sexo para vender cerveja (que causa inúmeros acidentes de trânsito) pode, programa infantil que erotiza criança de manhã, pode também. Ou o que é pior, matança generalizada e violência na TV pode qualquer hora, mas nudez e sexo são tidos como atentados ao pudor...

A nudez não pode por ser alusiva ao sexo. Idiota que sou fico me perguntando como a violência pode ser menos agressiva do que a busca por um prazer compartilhado, um ato de carinho, ou de amor até? Onde foi parar o pudor dos policiais que prenderam o ciclista nu? Como diz o slogan da manifestação: indecente são as 3500 mortes de ciclistas por ano em SP.

Espero que no próximo ano eu esteja menos covarde e participe, por que a chance de eu estar menos burro e entender esse tipo de coisa é muito pequena...

2 comentários:

Gui! disse...

Ae Sor em respeito ao manifesto dos ciclistas...
Eu jah particepei dessa movimento, não do pelado mas de uma corrida por São Paulo a favor ao uso de bike!
Foi ridiculo, o movimento era uma parada muito loca, era muito legal, agora virou um bando de baderneiros que não ligam para a causa.Antes o movimento não tinha lider era meio que anarquico a galera se ajuntava dava umas voltas protestava e pronto, agora tem uns caras que querem se achar o lider da parada, não ligam nem um pouco so querem aparecer na TV.
A ideia émuito legal, mas a causa como sempre foi esqucida e virou motivo de tumulto e zueira, ele mereceu ser preso e NÃO deveria ter cido solto, pois é um retardado, estrelinha, que eu tive a oportunidade de conhecer, é ridiculo o que ele fez eu repito.

Tarso Loureiro disse...

Gui, respeito seu ponto de vista e acredito que o sujeito seja um chato de galocha, metido a líder que só aparecer...
Mesmo assim, penso que a detenção de um sujeito ´so deve ocorrer quando ele comete (ou está prestes a) cometer um crime. Pode ser que ficar pelado numa manifestação seja possível de ser interpretado como crime, mas penso que não deveria. Por isso, continuo apoiando o movimento e o cidadão em questão.

ab.

Aliás vale dizer que há uns anos atrás veio um artista europeu aqui e tirou fotos de uma baita galera pelada no Ibirapuera e ninguém pensou em prender ninguém...