quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sobre homens, baratas e filmes imperdíveis...

Fui ver Ensaio sobre a Cegueira. Para quem já leu o livro o filme perde um pouco o impacto, mas não deixa de ser maravilhosamente perturbador. Assistam, ou se prefirirem, leiam o livro.

Vi numa entrevista que algum amigo do Fernando Meirelles ao ver o filme comentou a imensa semelhança que temos com as baratas. Como elas, somos capazes de nos adaptar a novas realidades quase que alheios a toda escalada de barbárie que vivemos. Ao ver a entrevista, lembrei do Kakfa (aproveitem queridos essa é preciosa: "A Metamorfose" do Kafka, na íntegra aqui.) e de seu Gregor Samsa que ao negar a virtude suprema de nossa sociedade capitalista-produtiva e recusar-se a trabalhar vira uma barata!

Lembrei também daquele vídeo do youtube, que eu reposto abaixo, em que o Meirelles mostra o filme para o Saramago pela primeira vez (aqui para a história contada pelo Meirelles desse episódio) e que eu me emociono toda vez que eu vejo... e morro de inveja dos dois...



Depois do filme, pensei que a luta por uma vida menos ordinária é árdua, ingrata às vezes, mas que por mais que as situações mudem, uma coisa não muda: as pessoas do bem não tem outra coisa a fazer a não ser resistir e lutar.
Morro de medo de "ficar cego" e ver a emboscada em que estamos metidos. Mas sei, sem falsa modéstia, que independente do mundo que vejo (procuro sempre ver coisas melhores para me dar ânimo), sambo do lado de gente como o Meirelles e o Saramago na luta por uma vida menos ordinária... E você, samba do lado de quem? Em que ala ficaria? Que sacrifícios está disposto(a) a fazer por um mundo melhor?

2 comentários:

Anônimo disse...

Li Metamorfose devia ter uns 15, 16 anos (Hoje estou com 46, na porta dos 47) e nesses 30 anos a imagem da maçã presa nas costas da barata ficou fincada na minha imaginação.

Tarso Loureiro disse...

Putz Renato, sabe que o livro todo tem esse poder comigo? Embora tenha o lido pela última vez há uns 6 anos eu lembro de várias cenas com muita clareza... E com "Ensaio" acontece a mesma coisa! E eu nem tinha pensado nisso qdo fiz a postagem...