quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Internet também é cultura

Sampleado na íntegra do Aspas para mim

Por: Nati Pesciota

"Boas histórias do passado não precisam e não devem ficar no passado.
Olhe, no "trailler" abaixo, que incrível esse livro do Mário de Andrade, de 1923. O enredo, da moça contratada por um pai para ensinar as artes do amor a seu filho, é no mínimo curioso. O nome, genial: "Amar, verbo intransitivo". Afinal, amar precisa de objeto?
Mas talvez o melhor mesmo seja a história do próprio livro. Um verdadeiro beliscão na classe média e seus supostos bons costumes, tão hipocritamente valorizados.




Atenção especial para a animação. A idéia dos produtores é tirar da Internet o rótulo de inimiga da leitura e mostrar como ela pode ser um caminho ao hábito. Depois do “clipe” do livro, o botão do site "quero ler a obra" (clique aqui para ver o vídeo no site) leva para onde ela pode ser baixada de graça.A página, chamada Livro Clipe, pretende ser uma “livropédia brasileira”. Tem vários e vários clipes como este, de autores antigos e atuais. Quando não há o texto completo para baixar, o link vai para a localização do livro nas bibliotecas públicas de São Paulo.Vale a pena dar uma olhada na mais nova série, feita em parceria com a Secretaria da Cultura, chamada “Animadas Letras Paulistas”. Além desta animação de Mário de Andrade com a trilha da banda Cachorro Grande, tem Oswald de Andrade acompanhado por música da Nação Zumbi e Alvares de Azevedo com a Pitty. Elas são pensadas para atrair o interesse dos jovens. Outros escritores ainda farão parte da série.
Falando em misturar cultura velha com nova tecnologia, aí vai outro endereço do tipo na Internet (um pouco mais fútil, é verdade): o
Yearbook Yourself. Em pouquíssimos minutos, pode-se ver como qualquer pessoa seria em tempos remotos."


2 comentários:

Natália Pesciotta disse...

Nossa! Que honra, meu post inteiro aqui!
Podia pegar as fotos também, é claro!
Mas eu queria mesmo era te mandar umas montagens suas. Mas não consegui nenhuma foto original "digitalizada"...
Plageando você mesmo, "deixe de preguiça" e faça lá o seu rosto!rs.

Ah, descobri outro site na net que dá um pontapé para algo concreto na vida real, acho que vc vai gostar: www.moviemobz.com
Depois de um cadastro rápido, as pessoas podem participar de uma "mobilização" para um filme fora de cartaz passar em um cinema escolhido. Quando a mobilização junta 2/3 da sala, o filme é agendado.

Seus posts, são muito velozes, está difícil acompanhar, rs, mas vou tentando...
beijos

Tarso Loureiro disse...

putz nati acredita que eu não nenhuma foto "de rosto" digitalizada?

O site lá é bacana, mas eu não tenho disciplina o suficiente para participar disso... mas valeu a dica, vou repassar.

que bom que vc acha o ritmo intenso. Queria postar 5 x por semana, mas não tenho arrumado tempo...

apareça mais vezes e escreva mais tb! essa postagem que eu colei aqui já tá velhinha lá no seu espaço...

bj