sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cursos e Carreiras - Biomedicina

A série de posts sobre opções profissionais continua, e hoje o espaço é ocupado por uma carreira que tradicionalmente seleciona seres humanos da melhor espécie, quase todos engajados na árdua, mas gratificante batalha por uma vida menos ordinária.

E o entrevistado da vez é um guerreiro da mais alta patente. Não por seus títulos acadêmicos ou pela brilhante trajetória como estudante/pesquisador. Mas porque o Dr. Claudio Queiroz é um dos companheiros de trincheira que mais se aproxima daquilo que Brecht chamou de "imprescindível". Nas palavras do poeta/dramaturgo:

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida.
Estes são os imprescindíveis
."

Como não poderia deixar de ser, sua escolha profissional levou em consideração o que ele podia fazer para melhorar a vida das pessoas. E a Biomedicina faz exatamente isso. Na definição da wikipedia, o curso forma profissionais para atuar no desenvolvimento da saúde humana e no saneamento do meio ambiente. Ainda segundo a enciclopédia, o profissional formado em Biomedicina está apto a realizar estudos e pesquisas clínicas, envolvendo as análises clínicas, genética e biologia molecular de fluidos e tecidos humanos.


O mapa aí de cima (sampleado do TKGEO) mostra a relação habitante/médico em diferentes países do mundo. Reparem na diferença entre os países europeus e os africanos e no impressionante número cubano de 1 médico para cada 170 habitantes!

A entrevista com o Claudio você lê aqui. E como sempre, se quiser perguntar algo, deixe as perguntas nos comentários que eu repasso para ele e depois publico as respostas.

Nenhum comentário: