sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O espírito olímpico e o Barão de Coubertin

E começou mais uma olimpíadas...


Como todos sabem os Jogos Olímpicos começaram na Grécia antiga e sua versão moderna foi idealizada e capitaneada por um sujeito chamado Barão de Coubertin. Ele foi o responsável por eternizar a famosa frase que ouvimos sempre que perdemos uma competição, e que simboliza o chamado espírito olímpico: "o importante é competir"

Como muita coisa feia e suja costuma ser jogada embaixo do tapete nessas horas (inclusive como vivem realmente os habitantes das cidades-sede das olimpíadas), convém lembrar que o idolatrado Barão não era tão boa praça como muitas vezes querem fazer crer. Abaixo reproduzo um pedaço do texto do Xico Malta sobre o honorável Barão (o original e completo você encontra aqui):

Logo após a cerimônia de encerramento (das olimpíadas de 36, realizada em Berlim), o barão foi felicitar pessoalmente Adolf Hitler pelo sucesso da Olimpíada, dizendo ao Führer que ela serviria de exemplo para as futuras realizações. De fato, as teorias elitistas do barão corroboravam com os discursos nacionalistas e racistas do ditador nazista. As declarações do barão ilustram bem esse pensamento:

- “À raça branca é de essência superior, todas as outras devem se curvar” ou,

- “Existem duas raças distintas: Aquela de olhar sincero, músculos fortes, abordagem segura e aquela dos doentes, olhar resignado e humilde, ar derrotado. Bem! É como nos colégios do mundo inteiro: Os fracos são excluídos desse modo, o benefício desta educação é valioso apenas aos fortes” (em educação inglesa).

Além disso, Coubertin não era simpático à participação feminina na Olimpíada. Durante os Jogos de Stockholm, o barão deu a seguinte declaração:

“Uma Olimpíada feminina seria impraticável, desinteressante, sem estética e imperfeita. O verdadeiro herói olímpico é a meu ver, um macho adulto. Os Jogos Olímpicos tem que se restringir apenas aos homens, o papel das mulheres deve ser o de coroar os vencedores”.

E viva o espírito olímpico...

Um comentário:

Fábio Jardelino disse...

e sabe oq disse o Lula ao ir para a inauguração das olimpiada?

"PORRA... inauguraram estadio com os andaimes ainda"


hahahahhaha...
q maldade com o pobre lulinhaa...

mas, serio.
essas olimpiadas foram a propria PIADA-PRONTA...

"até cantora falsificada usaram"
UHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHUA


flw.;