terça-feira, 10 de junho de 2008

Cursos e carreiras - Comércio Exterior

Inicia-se aqui uma série de posts sobre as possibilidades de cursos e carreiras para que vocês possam conhecer melhor o que faz e o que estuda um determinado profissional. Além de explicar bem resumidamentente o que é o curso em questão, vou anexar sempre uma entrevista com um profissional da área.
De preferência pessoas que ainda estão crescendo na carreira e que saíram da faculdade não faz muito tempo.
Necessariamente pessoas que fazem do seu trabalho uma experiência prática de transformação do mundo em lugar menos ordinário, mais ético, justo e tolerante.
A definição do curso é de autoria do entrevistado Alexandro Santin, atualmente gerente de exportação da Saint Gobain Vidros (que faz os marinex que provavelmente você tem em casa), formado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Unip e pós-graduado em Negócios Internacionais pelo Mackenzie. Abaixo (ou aqui) o link com sua entrevista.

O curso de Comércio Exterior tem o intuito de formar profissionais que trabalharão no futuro com Comércio Internacional, ou seja, vender e comprar coisas do Brasil para fora e vice-versa. Estuda-se normalmente Logística Internacional (modelos de transporte: aéreo, marítimo, ferroviário, etc), além de Direito Internacional, Legislações de Comércio Exterior (acordo entre os países) Economia, Matemática Financeira, Inglês, Espanhol. O curso dura 4 anos e é como uma faculdade de Administração de Empresas, mas com ênfase em Comércio Exterior. É muito legal e aborda temas atuais, afinal vivemos em um mundo cada vez mais globalizado.

Para ler a entrevista com Alexandro Santin clique aqui.

Se quiser perguntar alguma outra coisa para ele deixe as perguntas nos comentários que eu encaminho e depois publico as respostas.

Nenhum comentário: