terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mais sobre "Ensaio sobre a cegueira"


O Uirá, companheiro de trincheira na batalha por uma vida menos ordinária, me arrumou essa crítica do filme "Ensaio sobre a cegueira", feita pelo ótimo Contardo Calligaris.

O que mais me chamou atenção no texto é o questionamento que ele faz: "Você, se, por uma misteriosa epidemia, o mundo ficar cego, se o reino da lei acabar e começar a idade da luta pela sobrevivência, de que lado estará? Do lado dos que inventarão novas formas de abusos ou dos que descobrirão novas formas de respeito e de vida comum? Uma vez perdida a visão, o que você enxergará no seu vizinho: mais uma mulher para estuprar e um otário para explorar ou um irmão, perdido que nem você?" Eu ainda acrescentaria outro na lista dos questionamentos importantes que o filme/livro sucita: se por um determinado momento ninguém pudesse ver o que você faz, como você reagiria? Com escolhas que consideram o bem estar alheio ou com desprezo aos outros frente a impossibilidade de punição ou julgamento externo?

O mais importante de tudo isso não é nem o grau de honestidade que você tem/pode ter ao responder essas questões. Mas sim, como você reage ao mundo que enxerga...

Por exemplo, quando escolhe sua profissão leva em consideração alguma forma de luta por uma vida menos ordinária, ou só se preocupa mesmo com o quanto de dinheiro e sucesso pode arrecadar?

Vale lembrar que o desprezo pelo outro que você eventualmente sente é o mesmo que os integrantes da ala 3 sentem, ou o ladrão que quer seu carro/tênis/dinheiro... É por isso que vale repetir a pergunta:

De que lado você samba?

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje vou comentar sobre a ilustração e não sobre o texto (aliás, você está me motivando a ver o filme e ler o livro), Adoro Escher. Imaginar algo como este trabalho e realiza-lo na mão e não num computador é algo de tirar o folego. É como costumo falar que o Oscar para efeitos especiais devia acabar, pois num computador você pode criar tudo, mas efeitos como o mar vermelho se abrindo em Os Dez Mandamentos ou a corrida do astronauta Bowman na nave de 2001, isso são efeitos especiais!

Tarso Loureiro disse...

Renato, aconselho vc a ler o livro antes de ver o filme. A obra do meirelles é muito fiel ao Saramago e penso que vai tirar parte da graça do livro, que garanto, vc devora em uma semana, e o filme ainda estará em cartaz.

Sobre o Escher um bom lugar para os fãs visitarem é seu site oficial, onde tem parte de seus trabalhos separados por época e ainda dá para copiar todas as imagens...
O endereço é: www.mcescher.com
Divirta-se.
Abraço