quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Vegetações da Europa

Como senti falta de imagens das vegetações na aula sobre a Europa Física, aqui vão as principais formações que estudamos e alguns links com mais informações.

Relembrando, os climas e as vegetações da Europa estão distribuídos assim (clique na imagem que dá para ver melhor):


Repare que nesse (ótimo) mapa do geomundo muitas das vegetações que estudamos não são citadas e em seu lugar está "meio natural profundamente alterado pela ação humana", ou seja, não sobrou praticamente nada da vegetação original.

No mapa, ainda são citadas duas formações vegetais:

a tundra que durante a maior parte do ano permanece congelada, completamente coberta de neve. Por isso suas plantas, basicamente líquens (associação de fungos e algas) e algumas poucas herbáceas, tem pouco tempo para se desenvolver, formando uma vegetação esparsa que divide o cenário com lamaçais e rochas no curto período de “verão” (época em que a temperatura sobe e varia entre -6C e -10ºC);



A esquerda a tundra no "verão" à direita no inverno




e a taiga, vegetação pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas e constituída sobretudo por coníferas (por isso também conhecida como Floresta de Coníferas) como o Abeto do Norte e pinheiro.




Além delas vimos também: a floresta decídua (ou temperada) marcada por perder suas folhas no outono.
a vegetação mediterrânea, uma vegetação composta por pequenas árvores distanciadas uma das outras, mas quase totalmente destruída pela ação humana;



e as estepes, uma formação vegetal de planície sem árvores, composta basicamente por herbáceas, similar à pradaria, embora este último tipo de planície, que ocorrem em climas mais úmidos, contenha gramíneas mais altas, em relação a estepe.



Um comentário:

Anônimo disse...

tarso, nesse link (http://www.4shared.com/file/50847529/d03f88c8/biomas_power_point.html) que acho q vc já conhece, tem uma aula q preparei sobre biomas (geral, nao só da europa), se vc ou seus alunos quiserem, fiquem avontade para samplear.
com certeza absoluta, se vc der um tratpo nos textos, ficará irretrocável!

abç