segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cursos e Carreiras - Jornalismo

Continuando a série sobre Cursos e Carreiras, hoje é a vez de falar de Jornalismo.

É sempre bom lembrar que a série de posts dá preferência a ouvir pessoas que ainda estão crescendo na carreira e que saíram da faculdade não faz muito tempo.
Além disso deve ser um profissional que faz do seu trabalho uma experiência prática de transformação do mundo em lugar menos ordinário, mais ético, justo e tolerante.

A entrevista dessa vez é com Victor Ramos (link aqui), chefe de pauta do caderno Cotidiano da Folha.

A Wikipedia define Jornalismo como "a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações". E também como "a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais".
Essa paranóia pela atualidade certamente ajuda a explicar o boom de procura por diplomas de jornalismo que sequer são exigidos por muitos grandes veículos.
Tal como no conto "Do rigor da Ciência" de Jorge Luis Borges (leiam crianças, leiam... tem só um parágrafo! link aqui), o grande Laerte satirizou muito bem essa situação...


Para rir um pouco da profissão repórter veja esse vídeo:




E, se quiser perguntar alguma outra coisa para o Victor, deixe as questões no comentário que eu encaminho para ele e depois publico as respostas.

3 comentários:

Natália Pesciotta disse...

Muito legal a entrevista!

Tarso Loureiro disse...

Legal que gostou, mesmo vc não sendo o público alvo...
A de biomedicina que publicarei em breve tá bacana tb.

bj e valeu pela visita...

Natália Pesciotta disse...

Hahahaha
Pois é, não sou o público alvo, mas bisbilhoteira...
bjo e até.