quarta-feira, 18 de junho de 2008

Terremotos 3 - tremor em SP

Se, como vimos, terremotos são causados basicamente pela movimentação das placas tectônicas, e o Brasil está situado bem no meio de uma placa tectônica, como pode ter havido um terremoto em São Paulo esse ano?


Ocorre que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas "intraplacas", como é o caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.

Os tremores que ocorrem em nosso país decorrem da existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou são reflexos de terremotos com epicentro em outros países da América Latina. Ou seja, no Brasil os abalos sísmicos têm características diferentes dos terremotos que ocorrem, por exemplo, no Japão, nos Estados Unidos, no Chile, ou na China. Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas tectônicas - e as falhas existentes entre elas são, normalmente, os locais onde acontecem os terremotos mais intensos.


obs: o mais incrível desse terremoto foi a decepção de várias pessoas por não ter sentido nada, como se estar no meio de um terremoto fosse algo divertido...

5 comentários:

Anônimo disse...

po tarsinho, terremoto é ruim e tal, mas inevitável.
eu tenho a curiosidade d epassar por um.
mas claro q quando isso aocntecer, esero estar no japão, em tóquio... quando o maior de todos entrar em campo, o chão vai tremer como sempre, as parades vao rachar e os OTHERS vao chorar como sempre.
e no japao, tem terremoto e morrem dois ou 3!
ou seja, tetra mundial e com presença sismica!
pagaria por isso

tudo nosso

abç

Tarso Loureiro disse...

O querido, que presença ilustre...

Pelo pacote eu tb pagaria, mas abriria mão do tremor real fácil. Até pq morre uns 2 ou 3 e dá o azar de ser justo eu? ou mesmo uma perna quebrada...

Agora ver o chão tremer com a presença do Maior de Todos isso sim é emoção boa, e aí qto mais choro do lado de lá melhor (heheeh)

E cara, sério, a lamentação por essas bandas foi insana e meio aquela coisa de orgulho tipo: temos petróleo, furacão, terremoto, agora só falta neve para sermos primeiro mundo...

ó, dia 13/07 tem o Maior de Todos contra os porco, vamo?

Anônimo disse...

oh bebe, mi gusta.

Anônimo disse...

oh bebe, mi gusta.

Anônimo disse...

Os terremotos são fenômenos naturais, e inevitáveis. Estou no Japão e senti o terremoto de 11/03/2011. No momento do terremoto, mesmo estando à 600km (aproximadamente) de Fukushima e Sendai, pude sentir uma sensação de mal estar e tontura, e ouvir a estrutura da fábrica fazendo barulho não é nada agradável. Depois que tudo passou, umas piadas foram inevitáveis. Mas o tempo vai passando e vai chegando más notícias. 1,2,3...15.000 pessoas mortas, a contagem não parava e lembrei que os números são infinitos. Mais 4.000 desaparecidos e dados como mortos. Pessoas sem lares, filhos que procuram pais, e pais que nunca mais irão ver seus filhos. Pessoas sem expressão no rosto, cujo sentimento foi abalado pós tremor. Não derramei uma gota de lágrima ao ver essas desgraças, mas não resisti quando ví tanta solidariedade, pessoas de todos os lugares do mundo. Pessoas simples como eu e você querendo contribuir de alguma forma. Acho que a vida é como uma novela, muitas coisas não podemos vivenciar, mas, com certeza, se emocionar.