segunda-feira, 23 de junho de 2008

100 anos de imigração japonesa 4

Após esses 100 anos de imigração, muito da cultura japonesa foi resignifida (sampleada) e incorporada ao Brasil. De árvores e produtos agrícolas a arte marciais e mangás, a identidade cultural brasileira, marcada pela integração de diversos povos e culturas, tem também um toque nipônico.


A recíproca, embora em menor grau também é verdadeira. Ou seja, através dos seus emigrantes e depois dos imigrantes descendentes de japoneses o Japão também tem um pouco de Brasil. O Japão conquistou o Brasil. E o Brasil conquistou o Japão.

País que convive com terremotos que fazem o chão tremer, o Japão acostumou-se (com certo contragosto) aos barulhentos visitantes brasileiros. E acostumou-se também com a visita ilustre do Maior de Todos, o único clube brasileiro que faz europeus, japoneses e toda sorte de humanos tremerem. Capaz de ganhar, na Espanha, de 4 x 0 do freguês Real Madrid (link do vídeo com os gols aqui); 4 x 1 do igualmente freguês Barcelona (vídeo com os gols aqui). Único clube brasileiro Tricampeão do mundo, o Maior de Todos foi ao Japão como campeão da Libertadores por 4 vezes (3 vezes disputando o título mundial e uma pela Recopa), e saiu vencedor em todas!!

Nenhum comentário: