segunda-feira, 23 de junho de 2008

100 anos de imigração japonesa 2

Apesar da atual cordialidade entre os dois países e povos, a história da imigração japonesa no Brasil não foi feita só de bons momentos.

A primeira geração de imigrantes sofreu muito com as barreiras culturais (idioma, culinária, religião) e no geral tinham o sonho de enriquecer rapidamente e voltar para o Japão.
Além disso, como é comum entre (i)migrantes, os trabalhadores japoneses eram submetidos a horas exaustivas de trabalho e a um salário baixíssimo com dois agraventes: o preço da passagem era descontado no salário; e tudo o que o imigrante consumia deveria ser comprado na mão do fazendeiro. Em pouco tempo as dívidas se tornavam quase impagáveis, e o sonho de uma volta à terra natal com os bolsos cheios virava pesadelo.
No entanto, assim como outros imigrantes, alguns japoneses conseguiram através de um sistema de parceria com o fazendeiro, comprar seus primeiros pedaços de terra. Tal ascenção social no Brasil resultou, para a grande maioria desses imigrantes, a permanência definitiva no Brasil.
O pior momento da relação entre os povos brasileiros e japoneses ainda estava por vir. Com a eclosão da II Guerra Mundial o sonho de voltar ao Japão foi sepultado quase que por todos os imigrantes. Como se não bastasse isso, o Brasil entrou na II Guerra ao lado dos Aliados e declarou guerra ao Japão e aos países do Eixo.
Durante os anos da guerra a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes (bem como os italianos e os alemães, as outras nações do Eixo). O presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa, fechou escolas, e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.

2 comentários:

Gui! disse...

A umas duas semanas atras eu falaria que eh um absurdo comemorarmos o fato de um bando de olhos puxados virem ao nosso pais roubar nossos empregos e etc...
Mas graças a uma discussão em sala de aula sobre bolivianos e estrangeiros com o prof Loureiro eu percebo quando importante a imigração foi para o nosso pais, para minha familia e para mim xD
Minhas certezas estão virando incertezas graças ao senho professor Loureito.
Obrigado !!!
Gui

Tarso Loureiro disse...

hehehe

Eu é que agrdeço por poder trabalhar com pessoas dispostas a ouvir e rever conceitos...
Veja vc, há alguns anos atrás a idéia de trabalhar no Ensino Médio me parecia um horror, e hj, graças a estudantes como os Leonardi, vejo o quão gratificante pode ser esse trabalho.

abço