sexta-feira, 23 de maio de 2008

Abrindo os trabalhos...

Esse primeiro post de música vem mais recheado porque é o primeiro. A trilha sonora do blog está sugerida na playlist aí do lado. No entanto, pretendo aqui dar caminhos para diferentes tipos de música, mas, óbvio, só coisas que eu gosto. Abaixo vários links para diferentes gostos e momentos.
Quem gosta de dançar, não pode deixar de baixar isso aqui.


Sly and Family Stone é Funk, é Soul, é R&B, é até Rock. Impossível não gostar. Liderados por Silvester (Sly) Stewart, o grupo explodiu na década de 60, mas faz sucesso até hoje (ok, não faz tanto sucesso assim...). Pedrada de 1ª. Anima qualquer balada.

Se você está mais afim de algo mais refinado, próximo do Jazz, baixe e ouça esse Herbie Hancock.

O cara é um dos maiores pianistas de Jazz da história e faz um tipo de música que tem jazz, mas é mais do que isso. Os puristas dizem que ele faz música fácil, que aderiu ao sistema. Eu prefiro seguir o que nos ensinou Chico Sciense :"Cadê as notas que estavam aqui? Não preciso delas basta deixar tudo soando bem aos ouvidos". Nesse sensacional disco Man-child (de 1975!), ele faz jazz, mas flerta com o eletrônico, o funk e o R&B. Imperdível.

Bom, já que falamos em Chico Sciense, deixo aqui o caminho para seu primeiro disco com a Nação Zumbi "Da lama ao Caos".

É rock para se ouvir bem alto. Poesia engajada. Som do Brasil e do mundo. Problemas do Brasil e do mundo. Com esse disco o mundo conhecia o manguebit e a cena da música brasileira voltava seus ouvidos para algo poderoso que acontecia no Recife. Infelizmente, Chico morreu cedo, mas a Nação continuou "mandando brasa". Nos próximos posts de música, mais Chico e mais Nação.

Para os apreciadores de um bom rock 'n roll, sugiro esse disco do Clash.


Não sou muito fã de rock, mas esse disco é legal. Além do que o Clash sempre esteve engajado politicamente, fazendo letras críticas e tal. Os críticos costumam dizer que esse disco mudou a história do rock. Eu não sei o quanto é verdade, mas sei que gosto.

Se você prefere ouvir um bom samba, aí eu recomendo Bebadosamba do Paulinho da Viola.


Para mim, um dos melhores discos de samba da história. Triste e lindo como todo samba deve ser.
Se você acha que não gosta de samba, mas ouve músicas que não precisam estar no volume máximo para serem apreciadas, baixe esse disco e ouça-o num dia calmo, em que você possa simplesmente ouvi-lo. Se mesmo assim continuar não gostando de samba, deve ser porque você é ruim da cabeça, ou doente do pé...
Caso prefira um samba mais alegre, animado mesmo, aí Jorge Aragão me parece uma boa. Bom pra batucar na mesa, cantar junto, alegrar o espírito e sair pra rua.

Espero que gostem de alguma das dicas e de novo sampleando Sciense:"Viva Zapata! Viva Sandino! Viva Zumbi! Antônio Conselheiro, todos os Panteras Negras, Lampião, sua imagem e semelhança. Eu tenho certeza eles também cantaram um dia!"

obs: se quiserem pedir alguma coisa é só usarem os comentários.

4 comentários:

Unknown disse...

Continua pondo músicas só do seu gosto?! XD

Pelo amor...

Tarso Loureiro disse...

Eu só postarei aquilo que eu gosto. Afinal de contas, tenho um nome a zelar... (hehehe)
Se algum colaborador quiser postar Bruno e Marrone, Lacraia, Iron Maden, è o Tchan, Briney Spears ou qualquer outra coisa, é só assinar e se responsabilizar que tudo bem...

Anônimo disse...

A Patrícia é um fantasma

Tarso Loureiro disse...

E o logo e a participação do Zé Otávio são duas lendas...