sábado, 28 de junho de 2008

Campeonato Mundial de Cretinices - 1ª Fase

Esse é demais! Nem tanto pelo ato cretino em si (foi um acidente), mas pq o metido a fortinho foi se filmar levantando peso,e depois que fez a cretinice saiu chorando (eu achei a voz de choro, e vcs?) "Mama!! Mama!!"...
Na escola deve ser todo metidinho a popular...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

FÉRIAS!!!!

Nada como ter um tempo para relaxar e descansar...



... É por essas e por outras que o blog diminui o ritmo das postagens, mas não deixa de alimentar os famintos de mundo...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Campeonato mundial de Cretinices - 1ª Fase

Muitas pessoas têm me perguntado o que é esse campeonato mundial. Ora, é isso mesmo, um campeonato mundial de cretinices. Para participar basta ter cometido um ato cretino que não tenha causado mortes ou ferimentos graves. Vale lembrar que uma autêntica cretinice é aquela em que o próprio autor é quem faz o papel de palhaço. Para indicar um concorrente é só deixar o link nos comentários.

Esse vídeo é outro forte candidato ao título. O ônibus em questão é o veículo oficial da seleção francesa de futebol. A cretinice occoreu logo depois do jogo França e Itália, quando a França foi desclassificada após 3 derrotas na Eurocopa. Se os jogadores franceses não jogam mais aquele futebol da Era Zidane, seu motorista, bem, esse aí só vendo mesmo...

Campeonato Mundial de Cretinices - 1ª Fase

Esse concorrente foi indicado pelo Zé Otávio. Ele indicou outros 2 que eram até melhores, mas os vídeos são classificados como impróprios para menores e por isso foram vetados.

O Zé me provocou dizendo que num outro post sobre o campeonato eu estava sendo feminista: mas, reparem como é quase sempre homem quem comete essas autênticas cretinices (e no mais das vezes são adolescentes... rapazes cuidado, o prêmio só sai no fim do ano...)

Nesse vídeo, o sujeito fala em inglês, mas a música (???) de fundo não deixa dúvidas: o rapaz é brasileiro, provavelmente estava embriagado e parece ter um gosto musical bem pouco exigente.

obs: desafio vcs a indicarem um vídeo com uma cretinice cometida por mulheres...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Gabaritos das provas


Conforme combinado deixo aqui os links com o gabarito das provas.

As questões dissertativas apresentam um modelo de resposta. No entanto, nunca é demais lembrar que é a consistência e a profundidade dos argumentos apresentados que embasarão a correção desse tipo de questão.
Como vocês não ficaram com a prova, deixo também um link com as questões. Ali não constam os textos nem as figuras e tabelas, mas dá para lembrar bem do que foi pedido.

Se tiverem dúvidas quanto a correção podem deixar nos comentários que eu respondo, mas vocês podem também me procurar amanhã ou em agosto que terei prazer em ajudá-los.

Questões da prova 1º ano aqui
Gabarito do 1º ano aqui

Questões da prova 2º ano aqui
Gabarito do 2º ano aqui

Questões da prova 3º ano aqui
Gabarito do 3º ano aqui


obs: embora vá diminuir o ritmo de postagens, o blog não fechará durante as férias de forma que sua visita é mais do que bem vinda!

(Neo)liberalismo, ongs e ação do Estado

A onda (neo)liberal que varreu o mundo a partir do final da década de 70, mas principalmente após a queda do muro de Berlim e do Consenso de Washington, fez com que os Estados diminuíssem seu tamanho e suas áreas de atuação. Segundo o credo liberal, quanto menos o Estado intervir na sociedade (e na economia mais especialmente) melhor. As pessoas livremente saberiam se organizar e resolver (a maior parte de) seus problemas. Em caso de necessidade, o Estado interviria. Para garantir a propriedade privada, a segurança dos cidadãos, e um ambiente econômico competitivo, por exemplo.

Nesse cenário, cresceram as atuações de organizações civis sem fins lucrativos, as chamadas Ong's. No Brasil, mas também em muitos países desenvolvidos, as Ong's são financiadas em grande parte pelo próprio Estado, que, "incapaz" de agir em determinadas áreas repassa dinheiro para que as Ong's realizem o que ele antes realizava ou deveria realizar a partir de uma perspectiva mais intervencionista, ou menos liberal. Isso, muitas vezes leva a situações onde o Estado não garante o que deveria garantir até seguindo o credo liberal (segurança dos cidadãos e do território, propriedade privada, etc.). Um bom exemplo é o que vem acontecendo na Amazônia onde as Ong's são muitas vezes mais presentes e atuantes do que o Estado (clique aqui para reportagem da Folha.)

Mas afinal, qual deveria ser o tamanho e o papel do Estado? A questão é controversa e são vocês, famintos de mundo que devem procurar suas respostas, mas uma boa análise sobre o tema é essa de Claus Offe numa entevista para a Veja, em 1998, que continua muito atual.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Censura e a campanha CQC no Congresso

Humildemente esse blog apóia de forma total e irretrita a campanha "CQC no Congresso".

Para quem não sabe, os integrantes do programa CQC da Band foram impedidos de entrar no Congresso para fazer entrevistas. O ato de censura deve-se ao Senador Efraim Moraes, do partido Democratas.

Vale lembrar que o partido desse senador mudou de nome recentemente, e é o antigo PFL. Que é uma dissidência do PDS, que antes atendia pelo nome de Arena. A Arena, na verdade era o grande partido que apoiava o regime militar no Brasil e abrigava além dos políticos que fundariam o PFL, políticos que fundaram o PDS, que depois virou PPR, depois PPB e hoje atende pela sigla PP. Numa expressão: todos filhotes órfãos da ditadura e que agora lutam para impedir jornalistas de fazerem seu trabalho.




Para apoiar a campanha e fazer parte do abaixo-assinado que pede a revogação da proibição desses profissionais de realizarem seu trabalho clique aqui. É ultra-super-mega rápido! Basta acessar o link, colocar nome e e-mail e depois confirmar seu apoio num e-mail que você receberá.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

100 anos de imigração japonesa 1

Sabe qual o lugar do mundo que tem mais japoneses? O Japão, lógico. E depois? O Brasil.
A história da ocupação nipônica no Brasil é, no entanto, relativamente recente e comemora nesse mês seu centenário.

Como sabemos, todo movimento migratório significativo apresenta fatores de repulsão e de atração. Ou seja, para compreendermos minimamente alguma movimento migratório precisamos saber por que as pessoas saíram de seus países ou regiões e por que migraram para seus destinos, e não outros.

De uma forma geral podemos dizer que há cem anos atrás o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão, passava por um período de grande crescimento populacional e mecanização do campo, causando grande desemprego. Então, para suprir as necessidades de ambos países, foi selado um acordo diplomático entre os governos brasileiro e japonês (o documento original você lê aqui ).
Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), pois os japoneses foram proibidos de emigrar para os Estados Unidos, e eram mal-tratados na Austrália e no Canadá (tradicionais destinos da população japonesa que estava emigrando em massa). Assim, o Brasil tornou-se um dos poucos países no mundo a aceitar imigrantes do Japão.

100 anos de imigração japonesa 2

Apesar da atual cordialidade entre os dois países e povos, a história da imigração japonesa no Brasil não foi feita só de bons momentos.

A primeira geração de imigrantes sofreu muito com as barreiras culturais (idioma, culinária, religião) e no geral tinham o sonho de enriquecer rapidamente e voltar para o Japão.
Além disso, como é comum entre (i)migrantes, os trabalhadores japoneses eram submetidos a horas exaustivas de trabalho e a um salário baixíssimo com dois agraventes: o preço da passagem era descontado no salário; e tudo o que o imigrante consumia deveria ser comprado na mão do fazendeiro. Em pouco tempo as dívidas se tornavam quase impagáveis, e o sonho de uma volta à terra natal com os bolsos cheios virava pesadelo.
No entanto, assim como outros imigrantes, alguns japoneses conseguiram através de um sistema de parceria com o fazendeiro, comprar seus primeiros pedaços de terra. Tal ascenção social no Brasil resultou, para a grande maioria desses imigrantes, a permanência definitiva no Brasil.
O pior momento da relação entre os povos brasileiros e japoneses ainda estava por vir. Com a eclosão da II Guerra Mundial o sonho de voltar ao Japão foi sepultado quase que por todos os imigrantes. Como se não bastasse isso, o Brasil entrou na II Guerra ao lado dos Aliados e declarou guerra ao Japão e aos países do Eixo.
Durante os anos da guerra a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes (bem como os italianos e os alemães, as outras nações do Eixo). O presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa, fechou escolas, e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.

100 anos de imigração japonesa 3

Com o término da Segunda Guerra Mundial, as leis contrárias à imigração japonesas foram canceladas e o fluxo de imigrantes para o Brasil voltou a crescer. Neste período, além das lavouras, muitos japoneses buscavam as grandes cidades para trabalharem na indústria, no comércio e no setor de serviços. Na população de origem nipônica já residente ocorre um grande êxodo rural. Os japoneses saem do campo e rumam para as cidades para concluir os estudos e melhorar de vida. A cidade de São Paulo torna-se, assim, a cidade com maior número de japoneses fora do Japão.

Como aconteceu com boa parte dos (i)migrantes que vieram para São Paulo, os japoneses tiveram sua mão-de-obra explorada, sofreram preconceito, mas com muita luta conseguiram prosperar e melhorar de vida. Ao trabalhar seja na agricultura, no comércio, na indústria ou nos serviços ocuparam vagas de trabalho que poderiam ser ocupadas por outras pessoas (brasileiros ou não). Acima de tudo, no entanto, ao trabalharem, se fixarem no Brasil e se transformarem em mercado consumidor foram (e são) fundamentais para nosso desenvolvimento econômico e identificação cultural. São Paulo não é São Paulo sem os japoneses. O Brasil não é Brasil sem os japoneses.


Arigatô!

100 anos de imigração japonesa 4

Após esses 100 anos de imigração, muito da cultura japonesa foi resignifida (sampleada) e incorporada ao Brasil. De árvores e produtos agrícolas a arte marciais e mangás, a identidade cultural brasileira, marcada pela integração de diversos povos e culturas, tem também um toque nipônico.


A recíproca, embora em menor grau também é verdadeira. Ou seja, através dos seus emigrantes e depois dos imigrantes descendentes de japoneses o Japão também tem um pouco de Brasil. O Japão conquistou o Brasil. E o Brasil conquistou o Japão.

País que convive com terremotos que fazem o chão tremer, o Japão acostumou-se (com certo contragosto) aos barulhentos visitantes brasileiros. E acostumou-se também com a visita ilustre do Maior de Todos, o único clube brasileiro que faz europeus, japoneses e toda sorte de humanos tremerem. Capaz de ganhar, na Espanha, de 4 x 0 do freguês Real Madrid (link do vídeo com os gols aqui); 4 x 1 do igualmente freguês Barcelona (vídeo com os gols aqui). Único clube brasileiro Tricampeão do mundo, o Maior de Todos foi ao Japão como campeão da Libertadores por 4 vezes (3 vezes disputando o título mundial e uma pela Recopa), e saiu vencedor em todas!!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Exploração mineral e impacto ambiental

Todos queremos aproveitar as benesses do desenvolvimento, mas muitas vezes nos esquecemos que para chegar até nós as mercadorias e mesmo os serviços passam por um longo processo até serem disponibilizados para os consumidores.
Na nossa sociedade industrializada praticamente tudo o que consumimos usa algum tipo de recurso mineral, seja diretamente (num produto que tem algum recurso mineral) ou indiretamente (nas máquinas e ferramentas necessárias para a fabricação de tal mercadoria).

Para usar esses recursos minerais precisamos literalmente arrancá-los da Terra. As formas de escavação para retirada dos recursos minerais podem dividir-se em dois tipos principais: minas subterrâneas e minas a céu aberto.

A escolha do método de lavra depende em grande parte da localização e forma do depósito mineral, e a escolha do método leva em consideração a segurança e, lógico, o preço. A retirada do minério pode ser efetuada por meios mecânicos (por exemplo com escavadoras hidráulicas) ou com recurso a explosivos (na grande parte dos casos).
Atualmente, as ações para extração de um minério até ao seu processamento são sequenciais e podem ser resumidas da seguinte forma (no caso de desmonte com explosivos):
Perfuração – o minério é furado utilizando máquina de perfuração hidráulicas; a perfuração é executada com diâmetro, comprimento e distâncias entre furos previamente calculadas;
Desmonte – os furos previamente executados são preenchidos (ou carregados) com explosivo, procedendo-se então à detonação deste e consequente fragmentação do minério;
Remoção – o minério assim fragmentado é carregado em caminhões, trens ou outro meio de transporte, até a instalação de processamento, geralmente situada próximo da mina, para baratear o tranporte.

Às vezes, quando uma grande quantidade de minério é encontrada (principalmente se for algum mineral precioso), a sociedade (nós) passamos décadas explorando o mesmo local, escavando-os continuamente. Óbvio que com isso produzimos imensos buracos (que causam alterações ambientais bastante significativas, como é de se imaginar). Abaixo alguns dos maiores exemplos:

Buraco Kimberley, na África do Sul.

Essa é uma mina de diamantes desativada. É a maior escavação feita MANUALMENTE pelo homem. Tem mais de 1 Km de profundidade e rendeu mais de 3 TONELADAS de diamante!!


Mina Bingham Canyon, Utah, EUA.

Esta é supostamente a maior escavação feita pelo homem na Terra. A extração começou em 1863 e continua até hoje, o buraco continua aumentando constantemente. Seu tamanho atual é de 1,207 km e 4,023 km de diâmetro.


Mina Diavik, norte do Canadá. A primeira foto é no verão, a segunda no inverno, com tudo congelado.


A mina é tão grande e a área tão remota que possui o seu próprio aeroporto, com uma pista de decolagem grande o suficiente pra acomodar um boeing 737.


Mina Mirny, Siberia.



É maior mina de diamantes a céu aberto do mundo. Com 525 metros de profundidade, e um diâmetro de 1200 metros no topo, existe até mesmo uma zona onde não se pode voar, pois alguns helicópteros chegaram a ser sugados.
Para se ter uma idéia melhor do seu tamanho (e também a magnitude das outras escavações aí de cima) basta ver que na foto abaixo a seta vermelha indica a localização de uma enorme carreta...

Cuba, EUA e a Nova Ordem Mundial

Foi com um certo alarde que a UE anunciou ontem a retirada total do embargo à Cuba. Vale ressaltar que ao contrário do embargo americano, a ação da UE não incuía boicote econômico, apenas restrições a viagens de autoridades européias a Cuba. A medida tem como objetivo formal estimular a abertura política do país, após a recente renúncia de Fidel Castro.

Como todos sabem Cuba é o único país socialista da América Latina e um dos poucos remanescentes do bloco liderado pela URSS durante a Guerra Fria. O embargo econômico imposto pelos EUA já dura 45 anos (é de setembro de 1962) e, segundo relatório anual da ONU, realizado em 2005, o bloqueio já causou desde o seu início até 2005, um prejuízo superior a 89 bilhões de dólares. O embargo é formalmente condenado pela ONU, que em 2006, pela 15ª vez consecutiva condenou a ação americana.

A manutenção do embargo por parte dos EUA mesmo após o fim da Ordem Internacional da Guerra Fria é mais um exemplo de uma característica marcante da Nova Ordem Mundial: a supremacia e o unilateralismo da única superpotência do mundo, os EUA. Esse posicionamento, ao contrário do que alguns apregoam não é um fato isolado ligado ao presidente Bush. O embargo econômico a Cuba por exemplo, foi ampliado e virou lei durante o governo Clinton, quando a URSS já tinha sido extinta e os EUA já tinham retomado transações comerciais com todos os outros países socialistas do mundo (com exceção de Cuba e Coréia do Norte, nação contra quem os EUA estão formalmente em guerra, mas numa trégua que já dura 55 anos).


Outros exemplos do unilateralismo dos EUA na Nova Ordem Mundial são (e sobre esse assunto ótimo artigo de Ricupero aqui):
  • Invasão do Iraque em 2003(aqui e aqui);
  • A manutenção de prisioneiros sem nenhum direito em Guantánamo e navios-prisões (aqui e aqui)
  • A não ratificação do Protocolo de Kyoto (aqui e aqui).

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Terremotos 1

Terremoto é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície do planeta, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividades vulcânicas, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. Abaixo a distribuição das placas no globo e a direção de seus movimentos.


Vale lembrar que a Terra sofre com milhares de pequenos abalos sísmicos por ano, mas só algumas dezenas são sentidos por nós.

Terremotos 2

As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos, como mostra a figura a seguir.


Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental. As placas convergentes se colidam de forma que uma se coloca embaixo da outra e então retorna para a astenosfera (parte exterior do manto, logo abaixo da litosfera). As placas divergentes se afastam pela criação de uma nova crosta oceânica, pelo magma vindo do manto.


A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros, como é o caso da falha de San Andreas na Califórnia (na imagem ao lado vista aérea da falha de San Andreas, na planície de Carrizo). Foi nessa região que ocorreu o maior terremoto da história dos EUA, em 1906, em San Francisco, com magnitude estimada em 8,1 na escala Richter. Já o maior terremoto já registrado teve magnitude de 9,5 e foi registrado no Chile em 1960.

É nessa mesma falha que os americanos imaginam que poderá ocorrer um terremoto imenso, já previamente apelidado de Big One. Acredita-se também que a movimentação das placas tectônicas na região pode levar à separação de toda a península onde se situa a falha (veja figura abaixo), fazendo com que Los Angeles deixe de pertencer à area continental dos EUA.


Terremotos 3 - tremor em SP

Se, como vimos, terremotos são causados basicamente pela movimentação das placas tectônicas, e o Brasil está situado bem no meio de uma placa tectônica, como pode ter havido um terremoto em São Paulo esse ano?


Ocorre que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas "intraplacas", como é o caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.

Os tremores que ocorrem em nosso país decorrem da existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou são reflexos de terremotos com epicentro em outros países da América Latina. Ou seja, no Brasil os abalos sísmicos têm características diferentes dos terremotos que ocorrem, por exemplo, no Japão, nos Estados Unidos, no Chile, ou na China. Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas tectônicas - e as falhas existentes entre elas são, normalmente, os locais onde acontecem os terremotos mais intensos.


obs: o mais incrível desse terremoto foi a decepção de várias pessoas por não ter sentido nada, como se estar no meio de um terremoto fosse algo divertido...

Terremoto 4

E para quem ainda não se convenceu de como não é nada agradável vivenciar um terremoto, deixo esse vídeo da NatGeo. Nem é dos piores, mas dá para ter uma boa idéia de quão apavorante e perigosa deve ser essa experiência.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Biocombustíveis, fome e política internacional

Muito tem se discutido sobre a complexa relação entre o uso dos biocombustíveis, a preservação do meio ambiente e o recente aumento de preços dos alimentos. Esse foi inclusive o tema da II Conferência Domus Ambientiae.A despeito da qualidade das discussões, alguns apontamentos fazem-se necessários.

1. O álcool etanol polui muito menos do que a gasolina e do que o diesel. Mas polui e não é pouco. A solução para o aquecimento global pode passar pelo uso de biocombustíveis, mas seu uso não é solução para esse problema.

2. Sua grande vantagem é vir de fonte renovável, e portanto diminuir nossa dependência de combustíveis fósseis.

3. É lógico que se os biocombustíveis passarem a ser usados em altíssima escala, terras que hoje destinam-se a produzir alimentos, passarão a produzir matéria-prima para os combustíveis e o preço dos alimentos aumentará. É a famosa Lei da Oferta e da Procura.

4. No entanto a atual alta de preços dos alimentos tem outras causas. O subsídio dos países ricos à sua agricultura é uma delas, como disse o presidente Lula e a FAO confirmou. Outra é a gangorra de preços natural do capitalismo. Em artigo muito esclarecedor (aqui) Rubens Ricupero mostrou que a atual alta dos alimentos ainda não foi capaz de elevar os preços aos níveis em que eles estavam antes dos anos 80, quando viveram uma forte depreciação nos termos de troca.

5. A tentativa de associar a alta dos alimentos com o biodiesel é de fundo econômico e geopolítico. Esse artigo do Antônio Ermírio de Morais ajuda a entender o potencial que o Brasil tem de se tornar um mega produtor de energia se os biocombustíveis passarem a ser usados em larga escala. Além de nossas reservas de petróleo recém descobertas temos que o álcool etanol de cana é muito melhor que o de milho, produzido pelos EUA. Segundo a ANP, enquanto o balanço energético do álcool de milho é de 1,2 (ou seja, após o processo de produção do combustível tem-se 1,2 mais energia do que foi gasto para produzi-lo) o balanço energético do álcool de cana beira a razão de 8,0!! É muito mais. Mas é óbvio que usar o álcool de cana interessa a muito pouca gente e a confusão que se faz com os biocombustíveis, tratando como se fosse tudo a mesma coisa não é feita por ingênuos.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Sobre burrices e covardias

Eu sou um sujeito covarde e burro, mas sou também cara-de-pau e admito (boa parte das) minhas inseguranças e de meus medos.
Como muitos devem saber, sábado agora foi o dia da "Pedalada dos Pelados" ou World Naked Bike Ride (WNBR) no mundo todo. A idéia é chamar a atenção para as dificuldades encontradas pelos ciclistas nas movimentadas ruas das grandes cidades do mundo. Para quem gosta do tema, não deixe de visitar esse blog.



A questão é: eu apoio totalmente a causa e a forma de luta (pacífica, criativa, lúdica...) mas por medo e vergonha não fui. Tudo bem que nem estava em SP, mas não teria ido. Ocorre que a manifestação foi parar na delegacia. O motivo oficial: Não pode. É contra a lei. É atentado ao pudor.

Como o Eremildo, o idiota (personagem criado nas colunas de Élio Gaspari), fico me perguntando como pode ser um atentado digno de detenção (um cidadão foi preso!) pedalar pelado para pedir mais ciclovias e respeito aos ciclistas, enquanto insinuação de sexo para vender cerveja (que causa inúmeros acidentes de trânsito) pode, programa infantil que erotiza criança de manhã, pode também. Ou o que é pior, matança generalizada e violência na TV pode qualquer hora, mas nudez e sexo são tidos como atentados ao pudor...

A nudez não pode por ser alusiva ao sexo. Idiota que sou fico me perguntando como a violência pode ser menos agressiva do que a busca por um prazer compartilhado, um ato de carinho, ou de amor até? Onde foi parar o pudor dos policiais que prenderam o ciclista nu? Como diz o slogan da manifestação: indecente são as 3500 mortes de ciclistas por ano em SP.

Espero que no próximo ano eu esteja menos covarde e participe, por que a chance de eu estar menos burro e entender esse tipo de coisa é muito pequena...

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Insustentável

No mês do meio ambiente e da Conferência Domus Ambientiae, realizada na semana passada no colégio inicio uma série de posts (alguns como esse já publicados no TKGEO) sobre nossa relação com o meio ambiente e sobre a própria conferência. Aliás para quem quiser um aperitivo sugiro o blog Folha Domus, aberto pelo grupo responsável pela cobertura midiática do evento.


O 3º milênio se inicia conforme anunciado: colocando a humanidade contra a parede. Não dá mais para tentar se enganar e fazer como personagem suicida do imperdível “O ódio” de Mathieu Kassovitz. Na abertura do filme, um coquetel molotov cai lentamente sobre a Terra, enquanto o narrador diz mais ou menos assim: “Essa é história de um homem que se jogou do 50º andar de um prédio e a cada andar que ele passava repetia: Até aqui tudo vai bem, até aqui tudo vai bem, até aqui tudo vai bem... O problema não é a queda, mas a aterrisagem”. O chão está perigosamente perto e talvez já nem haja mais tempo de abrirmos o pára-quedas. A situação simplesmente não se sustenta. Não há como continuarmos retirando recursos naturais na velocidade que o fazemos, e retribuirmos para o meio ambiente bilhões, eu repito bilhões de toneladas de lixo por ano.
E não devemos nos enganar, para mudarmos isso é necessário diminuirmos a quantidade do que consumimos, a velocidade com que consumimos, a qualidade do que consumimos e a forma com que consumimos. Consumir menos coisas. Trocar menos coisas, fazendo-as durar mais. Consumir coisas que façam menos mal a nós mesmos e aos outros seres vivos. Consumir de forma mais igualitária as coisas, afinal se produz em quantidade suficiente para que todos vivam decentemente. Só isso e tudo isso junto é que pode permitir a existência da humanidade por mais alguns séculos. É lamentavelmente irônico que podemos ser a primeira espécie a se auto-extinguir. Logo nós que nos orgulhamos tantos de sermos racionais, pensarmos e planejarmos nossa vidas.

Homenagem a Sexta-feira e a boa música

Sampleado do irmão mais velho TKGEO

Êêêêê sexta feira que tarda, mas não falha!! Poucas coisas no mundo me deixam de bom humor na hora: um sorriso espontâneo dos meus filhos, uma boa música, uma vitória do Maior de Todos, comida boa, cerveja gelada e outros prazeres frugais também... Sexta feira então, acordo feliz mesmo quando cansado da semana, afinal é sexta feira!!! Como sexta é um dia de diversão, vamos, de novo, falar de música.
Há quase um ano fui apresentado à DJANGO REINHARDT pelo meu irmão Bus. A história que ele contou foi essa:


"Estava caçando alguma coisa nova na busca do emule e resolvi digitar gypsy (cigano in english) pra ver o que rolava. Dentre ciganos da Romênia, Espanha, França, Bulgária e outros confins, veio um guitarrista que me fez ficar satisfeito imediatamente. DJANGO REINHARDT. Perguntei a alguns amigos músicos sobre o dito cujo, a resposta foi: como assim? Você não conhece? É uma daquelas coisas que justificariam toda a existência da humanidade e os 5 bilhões de anos do Big Bang! Foram necessários a formação da Pangéia, a erosão do Krakatoa e a formação do Everest para que isso ocorresse, por tanto, não perca tempo e conheça o mundo! Corra o risco de errar! O cara queimou as mãos e teve dois dedos quase imobilizados e mesmo assim fez o que fez. Faça a memória do seu PC valer cada centavo, recheando-o de DJANGO e outras coisas que você pode descobrir!! Se encher o saco, lixeira nelles, mas escute bem antes de apagar!"

Como os argumentos eram bons baixei. E agora passo adiante como uma corrente do bem...

Na mesma linha de raciocínio, repasso também a indicação desse podcasting do Confusion, seção pesada de funk, soul, black que você não escutará em qualquer lugar! Escute meeesmo!

Se você não gostar de nenhum dos dois, sugiro uma visita a um otorrino. Existem muitas pessoas que são surdas, mas não sabem. Ouvem música e pessoas, mas com alguma restrição e isso, às vezes, pode explicar seus gostos musicais. É certamente o caso do vocalista do Jota Quest que é oficialmente músico profissional, mas literalmente, mais surdo do que a minha avó.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Campeonato Mundial de Cretinices - 1ª Fase

O "Campeonato Mundial de cretinices registradas no youtube" começa com um dos favoritos ao título.
O protagonista do vídeo deve ser um adolescente ávido de mostrar sua força e sua inteligência para seus amigos.
É sabido que o excesso de testosterona prejudica a capacidade intelectual do indivíduo.
Reparem como fica a perna do sujeito após dar uma bela lição num muro que ousou bloquear seu caminho...

obs: se você conhece outros candidatos, deixe o link nos comentários que após uma triagem ele pode vir a concorrer ao disputado título...

Campeonato Mundial de Cretinices - 1ª Fase

Aqui temos mais um favorito a chegar pelo menos até a semi-final de nosso campeonato.
Como disse Dan no curtoegrosso.com, para a realização dessa estupidez é necessário um alinhamento cósmico de idiotas: um que leva uma espingarda calibre 12 carregada e destravada para o escritório; e outro que meio sem pensar (óbvio) aperta o gatilho...
pena que o áudio não pega direito...

terça-feira, 10 de junho de 2008

Cursos e carreiras - Comércio Exterior

Inicia-se aqui uma série de posts sobre as possibilidades de cursos e carreiras para que vocês possam conhecer melhor o que faz e o que estuda um determinado profissional. Além de explicar bem resumidamentente o que é o curso em questão, vou anexar sempre uma entrevista com um profissional da área.
De preferência pessoas que ainda estão crescendo na carreira e que saíram da faculdade não faz muito tempo.
Necessariamente pessoas que fazem do seu trabalho uma experiência prática de transformação do mundo em lugar menos ordinário, mais ético, justo e tolerante.
A definição do curso é de autoria do entrevistado Alexandro Santin, atualmente gerente de exportação da Saint Gobain Vidros (que faz os marinex que provavelmente você tem em casa), formado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Unip e pós-graduado em Negócios Internacionais pelo Mackenzie. Abaixo (ou aqui) o link com sua entrevista.

O curso de Comércio Exterior tem o intuito de formar profissionais que trabalharão no futuro com Comércio Internacional, ou seja, vender e comprar coisas do Brasil para fora e vice-versa. Estuda-se normalmente Logística Internacional (modelos de transporte: aéreo, marítimo, ferroviário, etc), além de Direito Internacional, Legislações de Comércio Exterior (acordo entre os países) Economia, Matemática Financeira, Inglês, Espanhol. O curso dura 4 anos e é como uma faculdade de Administração de Empresas, mas com ênfase em Comércio Exterior. É muito legal e aborda temas atuais, afinal vivemos em um mundo cada vez mais globalizado.

Para ler a entrevista com Alexandro Santin clique aqui.

Se quiser perguntar alguma outra coisa para ele deixe as perguntas nos comentários que eu encaminho e depois publico as respostas.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Na luta por uma vida menos ordinária

Eu quero acreditar que todo mundo já sonhou em fazer de sua passagem pela Terra algo que melhorasse a vida das pessoas. Eu tenho a sorte de estar rodeado por pessoas que continuam se preocupando com isso, e estão na batalha para fazer da sua e vida e da dos outros algo mais digno e louvável.

Muitos de meus amigos escolheram trabalhar com educação por acreditar que dessa forma podem fazer da sua vida e, pretenciosamente, da vida de alguns de seus alunos algo menos ordinário e acomodado. Outros escolheram a arte, outros ainda o comércio, enfim, cada um com suas armas, seja com um computador, sua voz, uma câmera fotográfica, seu conhecimento, ou um sabre de luz, todos lutam mantendo sua integridade e se preocupando com algo mais do que seu próprio umbigo.


Embora imagine, não tenho muito certeza quais são as maiores recompensas que os profissionais que não trabalham com educação podem receber. Para um professor posso afirmar que é o retorno diário de seus alunos e o crescimento de que somos testemunhas. Mas também (e talvez mais ainda) o reconhecimento de que sua passagem não foi em vão. De que a semente plantada ainda vive nos corações e nas mentes de alguns de nossos ex-alunos.

Abrir esse blog me trouxe esse retorno de três pessoas muito especiais a quem dedico esse post: Natalia Pesciotta; Anna Carolina Francisco; e Thais Terpins. Pessoas que ao seu jeito seguem na luta por uma vida menos ordinária, e a quem agradeço de coração por fazer da minha uma vida menos ordinária. (Os links dão nos blogs das moças. Valem a visita para quem usa a Internet como algo que faz ganhar tempo ou gastá-lo com coisas boas e enriquecedoras)

(clique na imagem que dá pra ver melhor)

Um muito obrigado a elas e a todos que têm visitado o blog com fome de mundo, mantendo-o e alimentando-o. Pois esse espaço só sobrevive graças a sua fome. Sem ela, ele morre de inanição.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Só no Brasil mesmo...?


• Na maior cidade do país, um mineiro pardo é violentamente assassinado por policiais à paisana. O chefe do executivo do país dá “apoio total” ao chefe de polícia responsável pela operação. Os policiais envolvidos são absolvidos previamente e sequer sofrem processo interno. O governo diz que “sente muito”.

• CPI investiga financiamento de campanha eleitoral e conclui que governo é corrupto.

• Empresa ligada a vice-presidente é indicada em licitação de mais de 200 milhões de dólares para a reconstrução de área destruída pelo próprio governo.

É por isso que esse país não vai pra frente...

Obs: Deixe de preguiça e acesse os links para entender a 'complexa' ironia...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Da Lama ao Caos - ou Pernambuco falando para o mundo

Sampleado do irmão mais velho TKGEO

Eu gosto muito de música. E me incomodo muito com música. Eu presto muita atençaõ no som de todos os ambientes, e quando eles me incomodam chegam a alterar a minha frequencia cardíaca, eu suo frio, fio irritado, preciso ir embora.


A playlist abaixo tem coisas que eu não gostei. Mas como ela foi dedicada a mim por ninguém menos que meu guru cibernético e irmão de luta, vou me dedicar um pouco mais. Boa música, como várias coisas na vida, como cerveja, alguns frutos do mar, estudos etc. precisam de um pouco de dedicação para se apreciar.

A seleção feita pelo Bus (Thiago Koutzii) tem a cara dele. Não é nada muito conhecido (eu tinha ouvido umas coisas por indicação dele) e foge daquela leva de artistas escolhidos pela mídia para representar o Rock, o Pop ou a MPB. Em suas palavras:
Algum crítico diria que é o pós mangue, mas tanto faz, o ponto é a sutil ressonância da verdade, da vontade e da oxigenação do mangue, do frevo da vida...... e tudo isso sem aqueles pataquadas de quem quer dizer que é a nova MPB modernosa. Uma seleção de pessoas que falam pouco, mas fazem, inclusive é por estarem fazendo que falam pouco.
TUDO NOSSO! COM MEDO DE NADA E FOME DE TUDO!


Espero que vcs baixem e ouçam, pois conhecer coisas novas é o que difere o homem com fome de mundo daquele que não tem fome de nada e só quer empurrar com a barriga... (eu tenho ouvido muito as músicas 8 ou 17 sei lá; 15 e 22.

1- Certeza (Leandra Leal) – 3 na massa – na confraria das sedutoras.
2- É de fazer chorar – Eddie – frevo do mundo.
3- Doce guia (céu) – 3 na massa – na confraria das sedutoras.
4- Frevo da saudade – céu e 3 na massa – frevo do mundo.
5- Lia de itamaracá – mauristssadtbud.
6- Alados – maquinado – homem binário.
7- Metendo antraz – mundo livre – frevo do mundo
8- Mauristssadtbud - ?
9- Estrondo – 3 na massa- na confraria das sedutoras.
10- O dia vem raiando - orquestra imperial – frevo do mundo.
11- Oh! Bela! – china e sunga trio – frevo do mundo.
12- ? -Mauristssadtbud – caboclinho remix?
13- O som - maquinado – o homem binário.
14- Só presta quente – ortinho – frevo do mundo
15- Mauristssadtbud – nação zumbi e cilá do côco - remix?
16- Os melhores dias de minha vida – siba e a fuloresta – frevo do mundo.
17- Mauristssadtbud - ?
18- Morada boa (nina miranda) – 3 na massa – na confraria das sedutoras.
19- Paraquedista – issar frança – frevo do mundo.
20- ? – Mauristssadtbud – chato do cordel encantado.
21- Roda rodete rodeano – zambo mix- chico science + bid + zé dupeixe – bambas e biritas.
22- Cabelo de fogo – orquestra popular da bomba do hermetério – frevo do mundo.
23- Abertura (versão oficial) – dj dolores e instituto – narradores de javé remix.


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A COLETÂNEA MANGUE 1 - by TKGEO

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O tempo dos Homens e o tempo da Terra (ou tempo geológico)

Essa animação sensacional (acho que é alemã, mas não consegui decifrar) é ótima para pensarmos que tipo de sociedade estamos construindo, e também para entendermos de forma divertida o que é tempo geológico.
Reparem que as rochas mal conseguem ver os homens de tão rápido que eles passam, assim como os homens são incapazes de ver as rochas se moverem. O resultado disso? Só assistindo o filminho (uns 6 min.)...
Pensando bem, uma boa olhada em nossa volta é o suficiente para sabermos como o filme termina...

domingo, 1 de junho de 2008

A justiça tarda, mas não falha

Sampleado do kibe loco

O empresário americano Lou Pearlman, criador de grupos musicais como 'N Sync e Backstreet Boys, foi preso. O meliante foi condenado a 25 anos de prisão pela Justiça dos Estados Unidos. Tá certo que a condenação não é pelo crime contra a humanidade de ter lançado tais grupos, mas a justiça foi feita.


É verdade meus queridos, é só clicar no link. Mas não adianta comemorar, pois os ouvintes (não seriam surdos???) fãs dos grupos continuam a solta escutando drogas tão ou mais perigosas, e o que é pior, sem fone de ouvidos...

Particularmente, eu acho pouco. Penso que o sujeito deveria ser condenado a ouvir suas criações o resto da vida. E nos intervalos entre um disco e outro, gritos agudos e deseperados das fãs do tipo: "I love you!!!"