sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Pagador de Promessas

Sempre achei meio idiota esse negócio de apostar de vestir a camisa de outros clubes, afinal qual a vantagem de ver um cidadão palmeirense ou corinthiano ter a honra de vestir o manto do Maior de Todos, por exemplo?
Por outro lado, o que poderiam pensar de um TRIcampeão do mundo vestindo as camisas (ainda que bonitas) de Corinthians e Palmeiras?


Ano passado fiz a besteira de apostar com o Guilherme Mil, um santista, quem ia mais longe na Libertadores. Resultado: tive que vestir a camisa do Santos e cantar o hino na cantina do colégio...
Não satisfeito, esse ano apostei que o Maior de Todos passaria por cima do Flu (aliás falava isso pra todo mundo, numa confiança que só os ignorantes são capazes de ter).

O resultado está aí embaixo. Na primeira foto, eu com cara de besta e o Rafael Faria, o vitorioso.



Na outra, envelhecida pelo envelhedor de imagens, eu e o Djalma (zagueiro de classe e raça, irmão mais velho do Aloísio, saiu do nordeste com o sonho de jogar no Fla, virou são-paulino e tomou um sacode do Flu...).

quarta-feira, 28 de maio de 2008

duas pessoas, um fã, emoção e uma boa inveja

O emocionante vídeo aí de cima é o final da apresentação de Ensaio sobre a Cegueira, recém transportado para o Cinema pelo Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Domésticas, Palace II, O Jardineiro Fiel..)

Eu gosto muito de todos os filmes do Meirelles que eu vi (esses 4 aí citados), e admiro demais o Saramago (para os infiéis, o Saramago é o velhinho da esquerda).

A cena, emocionante, com um Meirelles assumidamente inseguro, me deixou com inveja. Uma boa inveja. Do Saramago por ser o escritor maravilhoso e reconhecido que é que se sentiu devidamente homenageado com a obra. E do Meirelles por ter emocionado o Saramago e ouvir o que ele ouviu. Eu daria muita coisa para ser qualquer um dos dois naquele momento...

E você o que pensa disso?

Como muitos devem ter visto, um atleta sul-africano chamado
Oscar Pistorius depois de ganhar não sei quantas competiçoes entre esportistas com deficiência conseguiu o direito de tentar o índice olímpico para as Olimpíadas de Pequim.


Ocorre que, segundo reportagem do Terra de janeiro desse ano, a própria IAAF - Federação Internacional de Atletismo disse que o atleta leva até 25% de vantagem em relação a atletas que não tem próteses. Ao que foi respondido por Luca Pantalli, presidente do Comitê Paraolímpico Italiano com o que quase todos pensam ao saber da notícia: como pode um atleta sem pernas ter vantagem sobre um atleta que tem pernas?


Seria a ciência capaz de gerar uma prótese tão boa que funcionasse melhor do que pernas comuns?
E esse dia já chegou?



Eu particularmente adoraria ver um deficiente correr (o que dirá ganhar medalha!) numa olimpíada, e você o que acha?

terça-feira, 27 de maio de 2008

Ilha das Flores - ou somos todos livres?

O Curta "Ilha das Flores" é um clássico obrigatório.

A versão postada tem menos de 10 minutos. Eu me lembro do filme ter 12 ou 13, mas não sei se estou maluco ou houve edição.

O fato é que faz pensar no mundo em que vivemos e nos valores que damos às coisas e pessoas (as outras é claro, pois nós não comemos o resto dos porcos...)

Deixem de preguiça e assistam! É só clicar no play!

obs: e se já viu, reveja, quantas vezes vocã ouve as músicas que gosta?...

sábado, 24 de maio de 2008

Inauguração


Esse blog pretende ser um espaço de troca de idéias e informação com alunos e quem mais estiver interessado.
Aqui vocês encontrarão informações relacionadas com o conteúdo das aulas e muito mais! Links para músicas de qualidade, acontecimentos que valem ser lembrados, feitos humanos louváveis e outros nem tanto, vídeos e outras maravilhas da internet, além é claro de futebol. Os conteúdos das aulas estarão online a partir de junho, assim como uma seção de orientação profissional (com entrevistas e descrições básicas sobre diferentes carreiras) e outra de tiras, que será dedicada ao Zé Otávio do 3º ano tão logo ele se junte à equipe de articulistas.

E pra quem acha que foi fácil para esse dinossauro do século XX fazer isso aqui, digamos que minha relação com os computadores é mais ou menos assim:


Agradecimentos e créditos

Esse espaço não existiria sem o incentivo, o sucesso e o arquivo de TKGEO, blog que tenho a honra de ser colaborador, e de onde copiei descaradamente o layout com essa belíssima combinação de cores, o formato, as idéias e até a inspiração para o nome desse blog. Foi meu irmão e guru Thiago Koutzii (TK, sacou?), educador de linhagem nobre e talento puro que ensinou que para um espaço como esse existir e sobreviver é preciso que seus visitantes existam e tenham fome, fome de informação, de arte, de curiosidades, esquesitices, enfim fome de mundo!

O belo logo do blog é criação do aluno Guilherme Costa do 2º ano que já se tornou colaborador desse espaço e promete postar mais desenhos em breve.

Quem quiser colaborar é só se inscrever pelos comentários que a equipe de Rh entrará em contato explicando as normas para utilização do espaço que é aberto a todos os famintos do e de mundo.

Sejam todos bem-vindos e voltem sempre!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Abrindo os trabalhos...

Esse primeiro post de música vem mais recheado porque é o primeiro. A trilha sonora do blog está sugerida na playlist aí do lado. No entanto, pretendo aqui dar caminhos para diferentes tipos de música, mas, óbvio, só coisas que eu gosto. Abaixo vários links para diferentes gostos e momentos.
Quem gosta de dançar, não pode deixar de baixar isso aqui.


Sly and Family Stone é Funk, é Soul, é R&B, é até Rock. Impossível não gostar. Liderados por Silvester (Sly) Stewart, o grupo explodiu na década de 60, mas faz sucesso até hoje (ok, não faz tanto sucesso assim...). Pedrada de 1ª. Anima qualquer balada.

Se você está mais afim de algo mais refinado, próximo do Jazz, baixe e ouça esse Herbie Hancock.

O cara é um dos maiores pianistas de Jazz da história e faz um tipo de música que tem jazz, mas é mais do que isso. Os puristas dizem que ele faz música fácil, que aderiu ao sistema. Eu prefiro seguir o que nos ensinou Chico Sciense :"Cadê as notas que estavam aqui? Não preciso delas basta deixar tudo soando bem aos ouvidos". Nesse sensacional disco Man-child (de 1975!), ele faz jazz, mas flerta com o eletrônico, o funk e o R&B. Imperdível.

Bom, já que falamos em Chico Sciense, deixo aqui o caminho para seu primeiro disco com a Nação Zumbi "Da lama ao Caos".

É rock para se ouvir bem alto. Poesia engajada. Som do Brasil e do mundo. Problemas do Brasil e do mundo. Com esse disco o mundo conhecia o manguebit e a cena da música brasileira voltava seus ouvidos para algo poderoso que acontecia no Recife. Infelizmente, Chico morreu cedo, mas a Nação continuou "mandando brasa". Nos próximos posts de música, mais Chico e mais Nação.

Para os apreciadores de um bom rock 'n roll, sugiro esse disco do Clash.


Não sou muito fã de rock, mas esse disco é legal. Além do que o Clash sempre esteve engajado politicamente, fazendo letras críticas e tal. Os críticos costumam dizer que esse disco mudou a história do rock. Eu não sei o quanto é verdade, mas sei que gosto.

Se você prefere ouvir um bom samba, aí eu recomendo Bebadosamba do Paulinho da Viola.


Para mim, um dos melhores discos de samba da história. Triste e lindo como todo samba deve ser.
Se você acha que não gosta de samba, mas ouve músicas que não precisam estar no volume máximo para serem apreciadas, baixe esse disco e ouça-o num dia calmo, em que você possa simplesmente ouvi-lo. Se mesmo assim continuar não gostando de samba, deve ser porque você é ruim da cabeça, ou doente do pé...
Caso prefira um samba mais alegre, animado mesmo, aí Jorge Aragão me parece uma boa. Bom pra batucar na mesa, cantar junto, alegrar o espírito e sair pra rua.

Espero que gostem de alguma das dicas e de novo sampleando Sciense:"Viva Zapata! Viva Sandino! Viva Zumbi! Antônio Conselheiro, todos os Panteras Negras, Lampião, sua imagem e semelhança. Eu tenho certeza eles também cantaram um dia!"

obs: se quiserem pedir alguma coisa é só usarem os comentários.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Não pode. Por que? Porque não. Ordens são ordens.

O vídeo aí de cima (trilha do Instituto) é sobre uma obra de vida curta chamada Ossário do artista Alexandre Orion.
Munido de água, panos, e muito talento e criatividade, o cara foi no túnel Max Feffer em São Paulo e fez um monte de crânios tirando a foligem incrustada nas paredes.
Como as autoridades pensam que são as donas legítimas do espaço e não gostem de nenhuma forma de apropriação não autorizada, foram lá reprimir o pichador-grafiteiro-baderneiro.
Ocorre que o cara não portava tintas, spray nem nada. Ele só tava LIMPANDO! Fizeram uma ocorrência e foram embora.

Depois a prefeitura passou lá e limpou tudo.

A questão é que não podemos esquecer nunca, que quer queiram quer não, quer gostem quer não:
É TUDO NOSSO!!!